A Vitrus Ambiente foi distinguida com o Prémio Internacional Escoba de Ouro 2026, um dos mais prestigiados galardões internacionais na área do ambiente e gestão de resíduos, atribuído pela ATEGRUS, pelo projeto de recolha seletiva de biorresíduos desenvolvido em Guimarães.
A distinção reconhece a implementação de uma estratégia integrada alinhada com os princípios da economia circular, da neutralidade climática, da inovação operacional e da proximidade à comunidade, bem como os resultados alcançados, com 145 kg de biorresíduos recolhidos por habitante/ano, evidenciando o impacto real e a eficácia do modelo adotado.
A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 10 de junho, na IFEMA Madrid, um dos mais importantes centros de exposições e congressos da Europa, que acolhe alguns dos principais eventos internacionais ligados à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento urbano, reforçando assim a dimensão e o prestígio deste reconhecimento.
Para Alexandre Barros da Cunha, “este prémio representa um reconhecimento internacional do trabalho que temos vindo a desenvolver em Guimarães. Mais do que um resultado técnico, é a prova de que é possível mobilizar uma comunidade inteira para um objetivo comum: construir um território mais sustentável, mais responsável e mais preparado para o futuro”.
O responsável sublinha ainda que “esta distinção valida uma estratégia assente na proximidade às pessoas, numa altura em estamos a preparar uma reformulação da estratégia e inovação assente na recolha de orgânicos a um total de 22 de freguesias, com o alargamento a mais 13 freguesias, afirmando Guimarães como um exemplo a seguir na área da gestão de resíduos e da economia circular”.
Este reconhecimento internacional reforça o percurso que tem vindo a ser desenvolvido pela Vitrus Ambiente, consolidando um modelo de gestão de resíduos urbanos eficiente, inovador e replicável, com impacto ambiental, social e económico, e projetando Guimarães como um território de referência na construção de cidades mais sustentáveis.