Sagres e Super Bock aliam-se ao projeto CARE
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
Sagres e Super Bock  aliam-se ao projeto CARE

Sagres e Super Bock aliam-se ao projeto CARE

A festa da Passagem de Ano no Centro Histórico de Guimarães vai marcar o início da parceria entre a VITRUS, a Sagres e a Super Bock.

A Super Bock e a Sagres aliaram-se ao projeto CARE para promover as boas práticas ambientais e incentivar o abandono do plástico descartável. As duas empresas tomaram conhecimento do projeto CARE e quiseram abraçar este compromisso em prol do ambiente. O Município de Guimarães já se mostrou muito satisfeito com esta nova fase do projeto, tal como explica Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente “o projeto CARE é um ótimo exemplo daquilo que Guimarães quer ser e fazer no futuro.”

Do lado das cervejeiras, a opinião não é diferente. “Queremos que o público se habitue a não atirar copos para o chão e queremos que a reutilização seja a primeira opção de todos. Achamos que a noite da Passagem de Ano é uma ótima forma de começar o novo ano com novos hábitos e uma nova mentalidade”, refere Marina Brandão da Sagres.

No próximo dia 31 de dezembro, todos os estabelecimentos aderentes ao projeto CARE no Centro Histórico, terão um reforço de copos reutilizáveis, oferecido pelas marcas em questão, para servir bebidas aos seus clientes. Este processo funciona através do pagamento de uma caução de 1€ que é devolvido após a entrega do copo. Para assinalar a parceria e a noite especial, serão distribuídas fitas para usar ao pescoço e prender o copo, e assim impedir que este se perca ou ter o incómodo de o manter na mão toda a noite.

Miguel Araújo, da Super Bock, afirma que “estamos muito confiantes que 2019 seja um novo capítulo para o projeto CARE, que apoiamos a 100%. A reutilização dos copos tem sido uma grande aposta do Super Bock Group com múltiplas iniciativas desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos, as quais, revelaram resultados muito animadores que contribuíram para uma redução considerável do plástico descartável. Acreditamos que esta parceria será um sucesso, fruto do trabalho que estamos a desenvolver em conjunto com a VITRUS e com a Câmara Municipal de Guimarães, bem como do apoio e dedicação dos bares e de todos os utilizadores do Centro Histórico”. Com esta parceria, a VITRUS espera resultados mais positivos e um maior compromisso por parte dos estabelecimentos. A empresa municipal continua a trabalhar no terreno, junto do Município, dos proprietários e da Associação Vimaranense de Hotelaria, para responder às necessidades e resolver falhas.

Sérgio Castro Rocha, presidente do Conselho de Administração da VITRUS Ambiente explica que “este é o tipo de projetos que não têm uma adesão imediata porque implica mudar a mentalidade e os hábitos instalados ao longo de anos, mas acreditamos que depois dos proprietários e clientes perceberem o que está realmente em jogo, que é a proteção do nosso Património e do nosso Meio Ambiente, vão apoiar o CARE a 100%, tal como aconteceu com todos os nossos parceiros até ao momento.”

O projeto CARE foi apresentado no início de julho e resulta num trabalho desenvolvido pela VITRUS com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. Até ao momento já se encontra em quase 30 estabelecimentos do Centro Histórico. Já marcou presença em quase 20 eventos e percorreu 8 freguesias fora do centro da cidade. Já esteve em festivais como o Eco Fest Curviã, L’Agosto, Manta e Festa da Juventude. Em outubro, a VITRUS estabeleceu uma parceria com a Associação Académica da Universidade do Minho e aliou-se à Receção ao Caloiro para tornar a edição deste ano muito mais sustentável e amiga do ambiente. Recentemente a Tempo Livre também mostrou o seu apoio ao projeto, ao implementar os copos CARE no Multiusos de Guimarães e ao banir os copos de plástico descartáveis.

João Pedro Castro, responsável pelo projeto CARE, mostra-se confiante no caminho feito ao longo destes quase 5 meses e refere que “todos nós estamos a perceber que é urgente tomar medidas para controlar a produção e consumo de plástico de apenas uma utilização. O CARE responde a esse problema de forma eficiente e sustentável e ainda promove a nossa cidade que já é uma referência na cultura, no desporto e também na preservação do Meio Ambiente.” Mas a verdade é que o projeto não é nem nunca será um sucesso se não contarmos com apoios “sem dúvida que a parceria com a Super Bock e com a Sagres vai fazer avançar o projeto para um outro nível. Só temos a agradecer a forma como acreditaram e receberam o CARE, às cervejeiras e a todos os nossos parceiros que estiveram connosco desde o início. Resta-me apelar ao apoio dos estabelecimentos CARE e de todos os clientes, para que optem sempre pela solução mais consciente e que acreditem neste projeto como nós acreditamos desde o primeiro dia.

Na noite da Passagem de Ano, inicie 2019 com hábitos mais eco conscientes e já sabe: um copo chega. Reutilize!

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: